fbpx

Que caraterísticas fazem um bom vinho?

O enólogo Ricardo Constantino explica.


Não há margem para dúvida ou hesitação: a premissa para a produção de um bom vinho são boas uvas, isto é, uvas que atingiram o seu pleno estado de maturação. Esta plenitude implica uma atenção permanente à vinha, ao ciclo vegetativo da videira, ao solo, às doenças, às pragas – ao longo dos nove meses que precedem a vindima. Após cada vindima, é definido um plano de trabalhos no campo (da poda à fertilização) e objetivos do enólogo e do produtor no que respeita ao perfil de vinhos que se pretende alcançar na próxima colheita.

Uma exposição solar pronunciada reflete-se em aromas mais complexos.

Na adega potenciamos as caraterísticas transmitidas pelo campo, numa intervenção mínima através de delicadas técnicas de vinificação. Todos os processos – o desengace, o esmagamento, a prensagem, a seleção de leveduras, a maceração, a fermentação alcoólica, a fermentação maloláctica – são rigorosamente controlados para se cumprirem os parâmetros de qualidade previamente definidos pelo enólogo. Depois, na cave de estágio, em barricas de carvalho francês e/ou americano, numa temperatura controlada entre os 14º e os 16º e uma humidade média de 85%, o vinho evolui e apura em condições ideais.

Outros artigos publicados

Há um vinho para cada momento e um tempo para cada vinho. Il y a un vin pour chaque moment et un temps pour chaque vin. There is a wine for every moment and a time for every wine.
Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas no país onde se encontra? Are you of legal drinking age in the country where you are located? Vous avez atteint l’âge légal pour consommer des boissons alcoolisées dans le pays où vous résidez ?
SIM YES OUI
Não No No
Ao interagir com o nosso website e ao submeter os seus dados está a concordar com os nossos Termos e Condições e Política de Privacidade. En interagissant avec notre site Web et en soumettant vos données, vous acceptez nos Conditions d'utilisation et notre Politique de confidentialité. By interacting with our website and submitting your data you are agreeing to our Terms and Conditions and Privacy Policy.
350 anos de história e saberes que também podem ser seus.
350 years of history and knowledge that can also be yours.
350 ans d’histoire et de saveurs qui peuvent également vous appartenir.
Subscreva a nossa Newsletter!
Subscribe to our newsletter!
Inscrivez-vous à notre Newsletter !